Ano novo, dicas novas!

Compilados Quinzenais | Indicações | Livros

Por Flora Finamor Pfeifer em janeiro 7, 2021

Caro(a) leitores e leitoras do GEEC,

Como bons geeks de ciências comportamentais não poderiamos deixar mencionar, o início do ano é marcado pelo efeito de “novo começo”. Uma motivação extra associada a um marco temporal de recomeço. É o dia que inserimos na rotina os novos hábitos; os pedacinhos para uma vida melhor; as migalhas que nos levarão aos nossos sonhos e à nossa versão utópica do “eu” ideal.

Hoje fiz yoga, fui correr, fiz abdominais, arrumei o quarto, li meus livros, organizei o planner e escrevi no diário. Revi meus ritos, rituais e rotinas, bebendo uma dose extra de motivação. Embriagada com o frenesi do novo; ciente de que o caminho será imperfeito. Muitos destes hábitos morrerão no caminho, mas o primeiro passo é dar o primeiro passo e sem o primeiro passo fica-se parada no lugar.

O compilado de hoje traz uma abordagem diferente para te ajudar nas promessas de ano novo. Antes de retomar às referências de artigos acadêmicos e relatórios, comecemos o ano com leves dicas e compilados para ajudarem nas nossas promessas. :p

_____________________________

Para quem prometeu acabar com maus hábitos ou iniciar novos, o professor de Stanford B. J. Fogg, autor de Tiny Habits, oferece um programa online de 5 dias para ensinar essa arte de formar hábitos.

No mesmo espírito, segue indicações de podcasts sobre hábitos.

Samuel Salzar desenvolveu um canvas super interessante para ajudar na formação de hábitos! Você preenche um forms e o resultado é enviado para o seu email no formato de canvas, com a estratégia estipulada.

____________________________

Organizando a lista do que ler em 2021? Não deixe de conferir esse compilado da Behavioral Scientist.

Nossa última série de posts de retrospectiva também trouxe boas indicações.

E o site Geekonomics fez uma lista das novidades de leitura para 2021.

___________________________

Prometeu desapegar das coisas e reorganziar a casa esse ano? Este programa do site Apartment Therapy propõe-se a guiá-lo ao longo de janeiro para este objetivo. Apesar de não ter nada do campo, é repleto de insights comportamentais: comprometimento prévio, pequenos passos, metas diárias, apoio social… Quem sabe o formato também não serve de inspiração para outros tipos de aplicação?!

Quer aprender uma língua nova? Que tal experimentar o app Duolingo? Além de me arriscar no alemão, me divirto vendo os nudges funcionando na prática diária: efeito escassez, aversão à perda, ranking, competitividade, norma social, peer effect, tangibilizando o progresso, recompensas variáveis, gamificação e a lista continua…

Também nesse espírito “vendo insights comportamentais em todo canto”, aqui uma lista de filmes e séries, cuja leitura pode divertir!

_______________________________________

E pra você já ir se programando, seguem os próximos eventos:

15/01, sexta, 15hHow to change behavior during a pandemic: from personal habits to public health, iniciativa da Behavioral Scientist com a Knowledgble Magazine e a Professora Katie Milkman.

20/01, quarta, às 19h, teremos o primeiro encontro do GEEC do ano! O tema será “como cumprir suas metas de ano novo com um empurrãozinho científico?”, trazendo discussões sobre falhas de autocontrole, formação de hábitos e o efeito “novo começo”. Traga suas metas e suas estratégias e participe da discussão! O artigo base será o trabalho de Duckworth, Milkman e Laibson, Beyond willpower: strategies for reducing failures of self-control, de 2019. Mais informações em breve!  

25/01 começa a mais uma série de seminários do Behavioral Change For Good (BCFG): https://bcfg.wharton.upenn.edu/ – altíssimo nível!

_________________________

Tem dicas como essa? Compartilhe conosco!
Uma boa semana e um bom início de ano a todos e todas!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *