E vamos de dicas?

Compilados Quinzenais | Featured | Indicações

Por Bianca Sanches Portella em agosto 28, 2020

Nesse compilado quinzenal, o GEEC organizou para os leitores algumas dicas para aqueles que estão sempre famintos para as novidades quentes da área, além de outras dicas para se manter em pé com o estado da arte desse campo da ciência.

Para esta edição do compilado, abriremos com um importante chamado: a Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva (RBTCC) está com inscrições abertas para submissão de artigos em um Seção Especial sobre Análise do Comportamento, Teoria dos Jogos e Economia Comportamental. Assim, caso você seja autor ou coautor de alguma pesquisa, seja ela de orientação aplicada ou não, não perca essa oportunidade de aglomerar teu artigo junto aos outros desta edição imperdível!

Como de praxe nas nossas postagens, o compilado será separado por seções, assim a leitura das dicas é mais fluída pra você que nos acompanha e para que as novidades possam ser usufruídas da melhor maneira possível! 🙂

Livros e outras leituras:

Em um livro inovador, a psicóloga e jornalista Maria Konnikova escreve sobre sua experiência única com jogos em poker (quem diria!), em que a autora sobre como foi sua trajetória de alguém que não sabia nada do jogo até se tornar uma jogadora profissional reconhecida internacionalmente. E assim, conta sobre como sua compreensão sobre o processo decisório foi o ponto de virada que tornou esse processo possível.

Em seu mais novo livro, o professor de Administração da Universidade da California é especialista na psicologia do processo de tomada de decisão e versa sobre o porquê, muitas vezes, nos sentimos mais confiantes do que deveríamos e como esse excesso pode minar nossa capacidade de enxergar a realidade sem distorções.

Contas para seguir no Twitter:

No compilado dessa quinzena, trazemos para a conta dos usuários que preenchem o teu feed de notícias o perfil da Warwick Behavioural Insights Team, uma organização estudantil da Universidade de Warwick, localizada na Inglaterra, que busca promover os mais diversos eventos sobre Economia Comportamental e Psicologia, em busca de aprimorar conhecimentos acerca da tomada de decisões e de resolução de problemas se utilizando da aplicação de ferramentas dessas áreas.

Outra conta que você não pode deixar de seguir é a CLOO Behavioral Insights Unit, uma equipe profissional que trabalha em Portugal e em São Paulo, para o desenvolvimento da Ciência Comportamental e que utiliza as intervenções baseadas em evidência para mudanças comportamentais, provendo consultoria nessa direção.

Além dessas, tem também o It’s Your Choice, uma página onde você consegue uma reunião dos melhores e mais recentes artigos sobre julgamento e escolha. Este profile é um blog da SJDM – Society for Judgment and Decision Making, uma organização acadêmica interdisciplinar que busca teorias descritivas, prescritivas e normativas sobre as regras que conduzem nossos processos de decisão.

Uma página bastante interessante, também, é a CCI – Center for Customer Insights, da Universidade de Yale, que tem sue laboratório ainda em estágio inicial, mas que já conta com muitos estudos e ótimos insights para os ávidos em Big Data e todas as possibilidades que essa intersecção pode oferecer daqui em diante.

Para finalizar o acervo de contas a serem seguidas, tem o CDR Booth, centro de pesquisas em decisão, de uma universidade em Chicago, que reúne muitas oportunidades para aprimoramento e com muitas outras pesquisas de ponta do campo.

Podcasts – o que não sai dos nossos ouvidos

Se você é como a gente e tem ficado fissurado em podcasts nos últimos tempos, você não pode perder os episódios da Katy Milkman, professora da Escola de Wharton, nos EUA, grande expoente nos estudos e no desenvolvimento da área de tomada de decisões e das investigações sobre Big Data e possíveis contribuições para a tecnologia do campo. O Choiceology, um podcast original de Charles Schwab, é um ambiente em que Katy, a host dos episódios, compartilha muitas histórias e entrevistas com grandes nomes e especialistas, que discutem acerca de escolha.

Em um ambiente bastante relaxado e descontraído, os professores Art Markman e Bob Duke conseguem trazer as discussões mais novas e complexas que estão em voga hoje e torná-las um bate papo de fim de expediente. É um ótimo programa para aqueles que querem ter algum entretenimento, mas também estar por dentro das novidades sobre o que as pesquisas tem achado sobre mecanismos decisórios.

Tem mais!

Se você está sempre interessado na leitura de mais artigos sobre Economia Comportamental, não perca a oportunidade de checar a newsletter semanal da Behavioral Science Weekly Rondup, com muitas novidades da área para aqueles que estão sempre determinados em se especializar e buscar saber mais sobre o campo.

A Universidade de Yale, uma das mais renomadas no mundo, também conta agora com um laboratório de pesquisas em Economia Comportamental e Marketing para o Consumidor, com um universo de artigos e propostas inovadoras para o estudo de vieses e outros mecanismos envolvidos nos nossos julgamentos e decisões. Assinar a newsletter deles é muito fácil – basta você preencher seus dados nos campos respectivos e pronto!

A pandemia, as emoções e como a recessão econômica pode melhorar – tudo isso e muito mais no artigo de opinião da Folha.

Por enquanto, é isso, pessoal! Espero que tenham gostado do compilado dessa semana. Ficou sabendo de algum evento incrível, algum artigo imperdível ou uma novidade?

Compartilha com a gente aqui nos comentários!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *