Dicas Quinzenais

Indicações

Por Felipe De Paula em agosto 15, 2020

A cada duas semanas faremos um compilado de indicações relacionadas à Economia Comportamental, com o intuito de mostrar o que a área vem discutindo e, quem sabe, divertir um pouco o final de semana de você que nos lê.

(na última semana em questão tivemos problemas técnicos, portanto segue o compilado das últimas três 😉

O compilado está dividido em seções, para facilitar a navegação entre os assuntos: livros, artigos, contas para seguir no Twitter, o que rolou, o que vai rolar, novidades e miscelâneas.


Livros

Que tal aproveitar a quarentena para colocar a leitura em dia? Pensando nisso o BehavioralScientist.org fez uma lista de recomendação com mais de 20 livros sobre ciências comportamentais! Os temas variam desde aprendizados de tomada de decisão no poker até aprendizados e dicas práticas no design comportamental. Saiba mais clicando aqui.

E o Behavioral Design Hub postou aqui sobre 7 livros com foco em cultura & comportamento.

Listas e resenhas de outros livros podem ser encontradas aqui no site, dá uma olhada lá!


Contas para seguir no Twitter:

Dando sequência ao nosso último compilado, seguimos com a recomendação dos ‘clássicos’: que tal dar uma olhada no Dan Ariely e seus últimos posts na rede social dos 140 280 caracteres? Ele é professor de psicologia e economia comportamental na Duke University e escreveu o famoso livro “Previsivelmente Irracional”. Recentemente compartilhou novidades da Insurtech na qual ele é Chief of Behavior Office (é isso mesmo, além de investidor na empresa, ele criou esse cargo).

Além disso, vale o destaque à Bri Williams, uma contadora também formada em psicologia aplicada que fundou em 2011 o People Patterns, consultoria especializada em comportamento humano. Ela escreveu livros como “Behavioural Economics for Business” e “The How of Habits”, e recentemente publicou um vídeo sobre frameworks de mudança de comportamento.

Uma outra instituição de pesquisa no tema que vale a pena seguir é o Behavior Insights Group (BIG) de Harvard, que em 2016 foi o anfitrião do Behavioral Exchange (BX), evento global de ciências comportamentais, e continua realizando diversas ações e pesquisas.


O que vai rolar? – próximos eventos

GNpapo Inovaflix – Uso de Insights Comportamentais em Projetos de Inovação

O novo volume da série do GNOVA, o laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), será sobre o nosso querido tema, “Ciências Comportamentais e Políticas Pública”. Na próxima segunda-feira (17) ocorrerá o evento de lançamento, com a presença da especialista da área, Zeina Afif (Cientista Sênior da Unidade de Mente, Comportamento e Desenvolvimento do Banco Mundial – eMBeD),  Juliana Brescianini (Ponto Focal eMBeD no Brasil), os autores do livro, Antonio Claret, João Sigora e Manuel Bonduki, e moderação de Flora Pfeifer (Especialista em Ciências Comportamentais do 011.Lab).

Será na próxima segunda (17/agosto) às 15h! Garanta já o seu lugar clicando aqui!

Painéis e Workshops do Behavior Insight Group de Harvard

Ao longo de uma tarde teremos três painéis sobre diferentes temas: carreira em ciências comportamentais, os impactos na “vida real” que o campo pode trazer (com foco em pesquisas sobre o COVID-19) e o que ainda precisa mudar nas ciências comportamentais para que de fato cumpram seu objetivo de impacto positivo (com um foco especial nas populações WEIRD). Os convidados são acadêmicos e profissionais de instituições renomadas como UC Berkeley, University of Pennsylvania, BIT, Cornell University, LSE e Stanford.

O evento é gratuito e será transmitido pelo Zoom! Basta se inscrever no link e entrar nessa terça (18/agosto) entre às 11h e 14h (horário de SP)!

Encontro Brasileiro de Economia e Finanças Comportamentais da FGV

Sétima Reunião Brasileira de Economia e Finanças Comportamentais

Nessa semana foram abertas as inscrições de artigos para a 7ª edição do evento realizado pelo Centro de Finanças Comportamentais e Economia. O evento envolve conferências com professores convidados e apresentações orais de pesquisas teóricas e aplicadas e será realizado entre 9 e 10 de novembro.

Mas as inscrições vão só até 20 de setembro! Mais informações acesse o site.

MeetUp Ciências Comportamentais Aplicadas: Sludge, com Gabriel Inchausti

O Meet Up deste mês receberá Gabriel Inchausti para falar sobre SLUDGE, o “primo malvado” do Nudge. Da mesma forma que um arquiteto de escolhas pode desenhar intervenções para aumentar o bem-estar das pessoas, também é possível fazer intervenções para tornar a vida mais difícil. Como lidar com esse tipo de “poder” da arquitetura de escolha? O encontro será na quinta-feira, dia 20/08, a partir das 20:30, na plataforma Zoom.

O link para inscrição está aqui!

GEEC: anote na agenda o encontro de agosto!

Não pode faltar a data do nosso enconto, né? Já anote na agenda: será dia 27 de agosto, quinta, às 19h30. Divulgaremos mais informações na semana que vem.


Tá na mídia!

Nas últimas semanas nosso querido tema teve destaque nos grandes jornais brasileiros. Confira abaixo:

  • O Estadão publicou a matéria “Como a economia comportamental pode auxiliar no combate à covid-19?”.
  • A Folha divulgou a notícia de que Cass Sunstein irá liderar um grupo na OMS para entender como as pessoas tomam decisões na pandemia e, a partir disso, construir propostas de ações efetivas para mudança de comportamento.
  • A coluna do Estadão “o Concreto” discorre sobre a definição epistemológica e conceitual do campo de ciências comportamentais, por Carlos Mauro. Vale a leitura!
  • A Folha também noticiou o uso de “nudgebots” para evitar a evasão escolar no sistema público de educação de São Paulo e Goiás. Confira aqui!

E não perca os últimos posts do GEEC:


Obrigadx por ter chegado até aqui. Nos vemos em duas semanas!

O levantamento que você acabou de ler não é exaustivo. Acha que tem alguma coisa que ficou de fora e que outras pessoas iriam gostar de saber? Manda uma mensagem para a gente na página do Facebook, ou pelo e-mail grupoeconomiacomportamental@gmail.com, nós iremos adorar incluir sua dica na lista da semana que vem.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *