With a Little Help From My Friends

História e Metodologia | Indicações | Livros

Por Flora Finamor Pfeifer em janeiro 8, 2019

Muitos livros falam sobre as pesquisas. É raro achar um que trate tão profundamente sobre a vida dos pesquisadores. “O projeto desfazer” conta a história de Kahneman, Tversky e a relação dos dois. A trama faz com que você se envolva com estas duas figuras, conhecendo o lado mais humano e vulnerável dessas duas personalidades. Por algumas semanas, K&T foram minha companhia diária nas horas vagas. Me impressionei ainda mais com eles: até mesmo em suas vidas pessoais tinham características singulares. Eram únicos, mas ainda assim muito diferentes um do outro. Este fator permitiu uma sinergia na elaboração dos estudos que revolucionaram a área da tomada de decisão, sendo laureados com uma série de prêmios, incluindo o Nobel de economia.

O livro conta a infância e o desenvolvimento acadêmico dos dois, separadamente, até se conhecerem. Depois, nos dá a perspectiva de como a colaboração entre os dois configurava uma parceria quase que perfeita – tanto em suas particularidades acadêmicas, quanto nas pessoais. O desenrolar da pesquisa da dupla foi capaz de não só ser parte principal de um novo campo de estudo na psicologia, mas de transpor suas ideias para além das fronteiras disciplinares e adentrar a economia.

Traz opinião e anedotas de muitas pessoas próximas aos dois e suas respectivas percepções. Conta muito sobre a sociedade e cultura israelita e como isso tem um certo peso em suas pesquisas – inclusive, com relação a suas passagens pelo exército. Elucida muito sobre o desenvolvimento histórico da economia comportamental e das pesquisas da dupla – suas referências, suas críticas, seus pontos de partida. Para além do desenvolvimento das ideias, entendemos também o desenrolar da relação: como, de Amos Tversky e Daniel Kahneman, viraram Tversky & Kahneman e, depois, Kahneman & Tversky. Como a relação, como qualquer outra relação, tinha seus pontos fracos; como as perspectivas internas diferiam das externas; como Kahneman e Tversky eram, acima de tudo, humanos. Gênios, mas humanos. E, como tal, suscetíveis à mais pura prova de humanidade que se existe – confesso que me arrancou lágrimas ao final…

O Projeto Desfazer (do original: The Undoing Project)
Michael Lewis
Editora Intrínseca, 2017
Tradução de Cássio Arantes de Leite

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *