G.E.E.C. USP indica: Nudge – O Empurrão Para a Escolha Certa

Indicações | Livros | Políticas Públicas

Por Flora Finamor Pfeifer em maio 9, 2018

Por Felipe de Paula

Como você escolhe onde investir seu dinheiro?
Pois bem, com certeza você vai responder sobre seu apetite ao risco, rentabilidade esperada, prazo do investimento e taxas que você espera pagar.

Agora e se eu te perguntar sobre como você escolhe o que vai comer no final de semana?
Talvez os fatores de preço e distância ao restaurante apareçam, mas aqui com certeza o que mais vai influenciar sua decisão é o quanto você gosta de tal tipo de comida, seus desejos, e até quem sabe uma lembrança da infância.

As duas formas de escolha, entre investimentos e refeições, parecem muito diferentes, mas a verdade é que no dia a dia são muito parecidas. Razão e emoção parecem muitas vezes completamente separadas, mas estão mais entrelaçadas do que podemos imaginar: todas as nossas decisões possuem influência de ambas – e, na maioria das vezes, nem percebemos isso. É questionando a teoria de que nossas decisões são sempre perfeitamente racionais, estáveis e ponderadas pela utilidade de seus resultados que Richard Thaler e Cass Sunstein iniciam “Nudge: O Empurrão Para a Escolha Certa” (2008).
O livro traz uma nova perspectiva sobre como todas as nossas escolhas são influenciadas por fatores internos e externos que brincam com o lado racional e emocional da mente humana. Sejam essas escolhas simples – como reduzir a velocidade do carro perto de uma curva – ou complexas – como manter o plano de saúde – somos influenciados por fatores imperceptíveis que podem inclusive nos levar a uma ‘pior’ decisão, no que diz respeito a nosso objetivo de vida – como correr o risco de um acidente de carro e perder o acesso a exames e consultas médicas.

 

Por que o tamanho do prato em um buffet indica o quanto de comida vamos pegar? (e provavelmente desperdiçar)


Por que perguntar para as pessoas em quem elas vão votar aumenta em 25% a probabilidade de que elas votem?


Para ter essas e outras respostas sobre como somos influenciados em nossas decisões e entender como nós, as empresas e governo podem atuar como “arquitetos de escolhas” leia “Nudge”. Na obra, Thaler e Sunstein, trazem de forma leve e simples décadas de estudos da ciência comportamental, intercalando conceitos teóricos com aplicações práticas e casos do dia a dia, passando por assuntos relacionados a dinheiro, saúde, relacionamentos e educação. Dessa forma, além de trazer muito aprendizado a leitura é divertida. Em “Nudge” você vai repensar algumas escolhas da sua vida e desenvolver uma nova forma de ver o mundo, percebendo como somos continuamente influenciados por uma série de fatores, na maioria das vezes imperceptíveis.

 

Comentários

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *