A gente sabe que você procrastina

Análise Social

Por master em abril 25, 2018

E tudo bem. Mas isso não quer dizer que você não consiga controlar seus ímpetos de satisfação imediata. Certamente é mais prazeroso ver seu feed “só mais cinco minutinhos” do que estudar para prova da semana que vem ou terminar aquele relatório para ser entregue só no final do dia, mas seu eu no médio e longo prazo pode se arrepender.

Cada dia é mais difícil desviar a atenção de notificações e estímulos e é justamente isso que a tecnologia moderna espera de você. Caso tenha dúvidas, baixe o app Moment, que te diz como você está usando seu tempo em cada site ou aplicativo (o susto é por sua conta).

Como a ciência comportamental estuda e propõe soluções para realizar tarefas que não gostamos mas precisamos fazer?

A primeira proposta é fazer um comprometimento prévio. Isto é, evitar tudo que pode te atrapalhar no futuro ou no momento de realizar a atividade. Os primeiros Apps que recomendamos são  ‘Block site’ (para Chrome) e  ‘SelfControl’ (para Mac). Neles, é possível bloquear determinados sites por um período de tempo e são particularmente difíceis de desconfigurar caso você queira burlar (paternalismo libertário manda oi).

Acrescentar pequenas recompensas podem te ajudar a se manter na linha. O App  ‘Forest’ não só bloqueia os sites como também mostra uma árvore florescendo. Caso você decida quebrar as regras, a árvore morre. O incentivo é simples, mas quem sabe não ocorre uma comoção com a natureza (virtual).

No entanto, este não parece ser o método mais efetivo se comparado com comprometimentos estabelecidos externamente. Idealmente aqui temos uma outra pessoa estabelecendo metas e te cobrando.

Se você é do tipo que quer incentivos monetários, baixe o app SitckK. Nele, você determina quais tarefas deve realizar, um juiz que vai verificar se a tarefa foi cumprida e uma instituição ou organização para doar uma quantia em dinheiro. Caso você queira dar um boost no incentivo, programe para doar o dinheiro para a associação de um time adversário ou um partido político que você não gosta, por exemplo.

Não será fácil e muito menos prazeroso, mas talvez você consiga fazer tudo aquilo que se prometeu (isto é, se não salvou esse link para ler depois).

Esse texto foi inspirado na matéria do Decision Lab, que é uma ótima fonte de conhecimento e material de ciências comportamentais.

Comentários

  • […] Quando estudamos, nosso cérebro está fatigado do esforço presente, e parece uma opção muito melhor procrastinar com outras tarefas, como mexer no celular ou redes sociais. Inclusive, o simples fato de deixarmos nosso celular no nosso campo de visão enquanto estudamos nos fadiga mentalmente (pois cada vez que o olhamos temos que tomar uma mini decisão de resistir à tentação). Confira aqui nesse outro post. (https://geecusp.wordpress.com/2018/04/25/a-gente-sabe-que-voce-procrastina/) […]

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *