Primeiro evento do G.E.E.C. USP ocorre na FEA USP

Encontros

Por Flora Finamor Pfeifer em abril 14, 2018

Na última quinta (dia 12) ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Estudos em Economia Comportamental da USP (G.E.E.C. USP), na Sala da Congregação da FEA USP.

Com o intuito de realizar um evento introdutório sobre o tema, organizamos uma mesa redonda com as convidadas Ana Maria Bianchi, Renata Taveiros de Saboia, e Célia Horta.

Bianchi iniciou o encontro explicando-nos um pouco da definição de Economia Comportamental e sua evolução histórica. Exemplificou, então, seus principais conceitos, como as duas formas de pensar de Kahneman (Sistema 1 e sistema 2: rápido e devagar),  alguns diferentes tipos de vieses cognitivos – evidenciados em experimentos e exemplos de aplicação de Nudges.

Célia, por sua vez, buscou mostrar a presença de elementos da economia comportamental em casos clínicos da psicologia e como a psicanálise enxerga o indivíduo em épocas de crise. Além disso, a psicanalista falou sobre como certos tipos de experiência geram aversão a gastos ou justamente os impulsionam.

Renata, conectou a linha história explicada por Bianchi, onde pouco se estudava sobre a “caixa preta” do Homo Economicus, à visão apresentada por Célia de como a psicologia de buscar compreender o indivíduo em um processo de dentro para fora. Com os avanços tecnológicos foi possível que a área da Neuroeconomia estudasse a fundo como funciona nosso processo decisório e como justamente desenvolvemos nosso cérebro para tal.

Após as explicações, o público iniciou uma rodada de perguntas que instigavam o papel das ciências comportamentais tanto em um ambiente acadêmico quanto profissional.

O próximo encontro ocorrerá dia 09/05 com a convidada Flávia Ávila (que também esteve presente no evento de abertura). Ela tratará das aplicações da Economia Comportamental.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *